segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Maçã do amor


Maçã do amorMaçã do Amor

Ingredientes

. 4 maçãs vermelhas
. 4 palitos de picolé 
. 1/2 xícara (chá) de água
. 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 1/2 xícara (chá) de glicose de milho
. 1/2 xícara (chá) de corante alimentício vermelho

Modo de preparo

1. Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé em cada uma das frutas, no lado do cabinho, e reserve.

2. Em uma panela, misture o restante dos ingredientes. Leve ao fogo baixo até levantar fervura.

3. Deixe ferver, sem mexer, durante cerca de 5 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio grosso. Quando ela estiver pronta, retire-a do fogo.

4. Segure cada maçã pelo palito, mergulhe-a rapidamente na calda, inclinando a panela para que cubra toda a maçã. Retire-a e deixe escorrer o excesso.

5. Em seguida, coloque-a em uma assadeira rapidamente.

6. Deixe esfriar e endurecer a casca antes de servir.
Dica: para testar se a calda está em ponto de fio grosso, pingue um pouco de calda em uma tigela com água fria - ela deverá formar fios duros. Se você tiver termômetro para doces, a temperatura da calda deve estar em 145 ºC

sábado, 4 de agosto de 2012

Docinho de leite Ninho – Passo a passo


Docinho de leite Ninho – Passo a passoBoa semana a todos!

Meu final de semana foi festivo, do jeito que eu gosto. Na sexta-feira, tivemos o aniversário dos meus sobrinhos, Heitor e Ulisses, e no sábado, da minha sobrinha Manuela. Festa de um aninho dos dois últimos e de cinco aninhos do primeiro.
Entre uma festa e outra, me entretive com afazeres festivos aqui em casa: disse que faria docinhos modelados e fiz.
O tema da festa da Clarinha será jardim. Sem nenhum personagem principal. O que tem num jardim? Pássaros, borboletas, joaninhas, abelhas, sapinhos, libélulas e flores, é claro!
Fotografei o passo a passo enquanto fiz os doces, para explicar melhor. Eu já postei alguns dos docinhos que eu fiz em festas anteriores aqui no blog, mas vou trazer a receita e as dicas todas para este post, para deixar tudo mais fácil e acessível.
Fazer docinhos modelados não é tão difícil quanto parece. Embora é algo que requer paciência e tempo livre. Nada de fazer com pressa, enquanto faz o almoço ou ensina as tarefas das crianças.
Como eu disse antes, existem muitas variações de receita. Eu vou postar a que testei e aprovei. Aliás, como tudo que posto aqui no blog: ou foi feito por mim ou indico a fonte de quem fez. Sou totalmente contra a posse indevida de imagens e produção intelectual. Eu mesma já fui vítima algumas vezes. Mas o assunto agora não é esse.
Receita
1 lata de leite ninho
a mesma medida, menos 3 dedos de açúcar refinado
leite de coco até soltar das mãos, mais ou menos 100ml
Corante alimentício em gel
Observação: eu usei o leite de coco light. Ele é bem menos oleoso, dá o ponto mais fácil e deixa a massa mais saudável.
Use o corante em gel. Se usar o líquido, a receita fica muito mole. Corantes não são algo para usar e abusar no dia-a-dia, mas o que seriam das regras se não houvesse as exceções? Quer melhor exceção que dia de aniversário?
Atenção: Açúcar refinado não é a mesma coisa que açúcar impalpável. O açúcar impalpável contém maisena!
Preparando a massa
Separe todos os ingredientes e recipientes que irá utilizar, inclusive as forminhas dos docinhos.
docinho_de_leite_ninho 006 docinho_de_leite_ninho 008
Coloque o leite ninho numa vasilha e encha a lata até faltar 3 dedos para completar, com açúcar refinado.
Dica: para fazer açúcar refinado, basta bater bem o açúcar cristal no liquidificador e peneirar depois.
Acrescente o açúcar ao leite e despeje 100ml de leite de coco. Apenas 100ml!!!! Metade da caixinha ou do vidrinho. Prefira o light, pois deixa a massa menos gordurosa.
docinho_de_leite_ninho 009 docinho_de_leite_ninho 010
Misture a massa com as mãos bem limpas. No começo a sensação é de que nunca obteremos o ponto desejado. Mas não desista. Vá modelando a massa em pequenas porções. Fica mais fácil. Para facilitar, lave as mãos várias vezes durante o procedimento, usando água filtrada. E manipule a massa com as mãos ainda úmidas. Isso evitará que a massa “peça” mais leite de coco. O ponto certo é quando ela estiver macia e brilhosa como na segunda foto, abaixo. A massa fica macia, soltando da mão, sem ficar oleosa.
Dependendo do lugar em que você more (já que recebemos visitas do mundo inteiro aqui no blog), e conforme o clima da sua região (quente ou frio, seco ou úmido), a massa poderá “solicitar” um pouco menos de leite de coco ou de açúcar e leite em pó. A regra é essa: massa mole, mais leite em pó e açúcar, massa seca, mais leite de coco.
Em lugares em que não existe o leite Ninho, é possível substituí-lo por outro leite usado na alimentação infantil, desde que seu sabor seja igualmente adocicado.
docinho_de_leite_ninho 012 docinho_de_leite_ninho 013
Para tingir a massa, separe-a em pequenas porções. Ministre o corante com um palito de dentes. Basta um pouquinho e sua massa já estará tingida. Vá testando até obter a tonalidade desejada. Tinja as cores que desejar e reserve-as em potes fechados, até a hora da modelagem.
docinho_de_leite_ninho 014 docinho_de_leite_ninho 015
Dica preciosa: a menos que você seja uma exceção entre as mães, e tenha tempo livre de sobra, pode um dia precisar fazer a massa em etapas. Se desejar adiantar o trabalho, por exemplo, à noite, depois que as crianças foram dormir, e prosseguir no dia seguinte, depois que elas tiverem ido à escola, pode preparar a massa com antecedência e guardá-la no refrigerador, em recipiente fechado, sem tingir.
Se fizer isso, vai notar que a massa estará mais dura de modelar. Para resolver o problema, basta levá-la ao microondas por alguns segundos (de 5 a 10), ela voltará à temperatura e consistência normais.
Depois de tingidas as porções, o próximo passo é modelar os docinhos. Aí começa a verdadeira brincadeira e o trabalho artístico propriamente dito.
Modelando um caracol
Dependendo do que você vai modelar, precisará de duas ou mais cores de massa. O caracol é bem fácil de modelar. Para deixar os docinhos mais ou menos do mesmo tamanho, eu dividi a massa verde em 20 porções iguais e fiz o mesmo com a massa rosa.
Dica: Antes de tingir a massa, eu fiz um caracol com massa ao natural e vi de que tamanho ficaria cada parte (o corpo e o caracol). Tingi a massa, seguindo as proporções. No caso, a massa rosa ficou em maior quantidade. Não precisar ficar neurótica, afinal, nada feito a mão fica exatamente igual.
docinho_de_leite_ninho 015 docinho_de_leite_ninho 017
Para o corpo do caracol. Modele uma coxinha com as mãos, e vá afinando aos poucos uma das extremidades, até virar uma minhoquinha com cabeça maior. Achate levemente o meio do corpinho, para dar sustentabilidade ao bichinho quando ele receber a casinha.
docinho_de_leite_ninho 021docinho_de_leite_ninho 020
Para modelar a casa do caracol, faça uma minhoca e enrosque, simples!
docinho_de_leite_ninho 023
Junte a casinha do caracol ao corpo e pressione levemente.
docinho_de_leite_ninho 024docinho_de_leite_ninho 025
Para fazer olhinhos e boca, use um palito de dentes com a ponta molhada em corante preto. Eu fiz apenas um para fotografar, pois vou desenhar os rostinhos quando descongelá-los, para evitar que manchem.
docinho_de_leite_ninho 029 docinho_de_leite_ninho 030
Se você optar por congelar esses docinhos, poderá fazê-lo até três meses antes da festa. Envolva-os nas rendinhas que serão usadas nas forminhas de docinhos, para evitar que grudem uns nos outros.
Eu costumo congelá-los em depósitos plásticos rasos, do tipo apropriado para guardar frios (queijo e presunto), ocupa pouco espaço no freezer. Depois do depósito bem cheio, esvazie o ar, fechando bem. Envolva-o com filme plástico, dando várias voltas.
docinho_de_leite_ninho 031
ATENÇÂO: Para serem descongelados, os docinhos devem permanecer no mesmo recipiente, fechados por 3 a 4 horas, em temperatura ambiente, só então devem ser abertos, ou viram uma meleca só. Depois de descongelados, não podem ser novamente congelados!
Modelando uma borboleta
Siga os mesmos passos anteriores. Tinja a massa, separe as porções a serem utilizadas, divida equitativamente as porções, para que os docinhos fiquem mais ou menos do mesmo tamanho.
Aqui, usei massa amarela, rosa e laranja.
Faça várias bolinhas, para fazer as cabecinhas das borboletas. (Note pela foto que eu forrei um filme plástico sobre a mesa de granito. Se fizer o mesmo, cuidado para não misturar partes do plástico à sua massa, ao cortá-la e manipulá-la sobre ele!).
docinho_de_leite_ninho 034docinho_de_leite_ninho 041
Para fazer as asas, estique a massa rosa. use cortadores de biscoito, em formato de coração. E com o lado sem serra de uma faca, corte as pontas do coração. Una as duas metades.
docinho_de_leite_ninho 037docinho_de_leite_ninho 038
Para fazer o corpinho, faça pequenas minhocas e grude-as sobre as asas. Se quiser enfeitar mais, faça pequenas bolinhas coloridas e coloque-as sobre as pontas de cada asa. Como eu disse, o rostinho será desenhado depois que os doces forem descongelados.
Modelando passarinhos
Para fazer os passarinhos, eu modelei coxinhas para o corpinho e afinei levemente a calda, esfregando as mãos.
docinho_de_leite_ninho 056 docinho_de_leite_ninho 057
Depois de colocá-lo sobre a mesa, com o polegar, achatei levemente o corpinho, para que ele ficasse parecido com os passarinhos que eu fiz de feltro (que serão parte da decoração).
Para fazer as asas do pássaro, estirei a massa amarela e usei um cortador em formato de folha. Coloquei a “folha” sobre o corpinho do pássaro e pressionei levemente para ela aderir.
Dica: a massa adere pelo contato, não precisa passar água nem cola de açúcar.
docinho_de_leite_ninho 058docinho_de_leite_ninho 059
Fazendo o bico. Com a massa laranja, modele minúsculos triângulos. Faça a bolinha e afine-a com os dedos, como na foto. Grude o bico ao passarinho.
docinho_de_leite_ninho 060 docinho_de_leite_ninho 061
Para fazer os olhinhos, massa bolinhas minúsculas na cor desejada.
docinho_de_leite_ninho 063 docinho_de_leite_ninho 064
Modelando flores
Eu fiz 20 pássaros e 20 caracóis. A borboleta eu fiz só de teste, mas desisti de usá-la, por causa de seu formato. Para caber na forminha, ela teria de ser bem pequena ou ficar com as asas voando. Acho que farei menores para colocar em cima dos brigadeiros e surpresas de uva.
Com a massa que sobrou, eu resolvi fazer flores para colocar sobre os docinhos convencionais, como fiz na festinha das bonecas. Elas rendem muito, pois são feitas com a massa estirada. E são bem práticas de fazer, já que são feitas com cortadores. Para quem está começando é uma excelente opção de impressionar sem ter tanto trabalho.
Estire a massa, e corte-a usando um cortador em formato de flor. Para fazer as folhinhas, siga as mesmas recomendações e use cortador de folha.
docinho_de_leite_ninho 042 docinho_de_leite_ninho 045
Para fazer os miolos, faça minúsculas bolinhas e achate-as levemente no centro das flores.
docinho_de_leite_ninho 047 docinho_de_leite_ninho 049
Monte as florezinhas sobre os plásticos e congele seguindo as recomendações anteriores.
Foto do depósito devidamente plastificado.
docinho_de_leite_ninho 055
Renderam 60 florezinhas com folhinhas.
Espero que tenham gostado. Não ficou assim nenhuma Brastemp, mas dá pro gasto. E a Clarinha achou lindo, que é o que importa.
Se tiverem dúvidas, podem comentar aqui neste post. Em breve, teremos uma autoridade de verdade postando outro PAP de docinhos modelados aqui no blog. Assim, ela mesma poderá esclarecer as dúvidas que surgirem.
Será uma surpresa! Só digo que foi com ela que eu aprendi muitas dicas, que foi nela que eu me inspirei para fazer os docinhos de bonequinhas  e que ela vai fazer esses meus docinhos parecerem ter sido feito pelas mãos de uma criança.
Não é à toa que eu publiquei meu post antes do dela, se fosse o contrário, eu ficaria até com vergonha. Aguardem e confiram uma verdadeira mestra na modelagem!
***
Bem, queria dizer que esta semana eu não postarei diariamente. Tenho uns compromissos e não gostaria de apenas escrever, sem poder responder aos recadinhos e retribuir as visitinhas que receber.
A nova seção do blog já está de vento em popa! Recebi dois e-mail fantásticos cheios de dicas para compartilhar aqui. Vocês vão adorar! Estou tentando escrever os posts, em meio à correria. Logo mais tem novidades por aqui!
Alguém tem sugestões de títulos para a nova seção?
Um cheiro,

Borboletas em meia de seda


                 Borboletas em meia de seda                                       Eu era louquinha pra aprender a fazer essas borboletas em meia de seda. Elas são muito chiques, não? Podem ser usadas como prendedores de cortinas, como arremate num porta-guardanapo de fita, podem ser presas com broches numa toalha de tule de festa infantil ou se transformar num lindo móbile, se forem muitas. Enfim, são mil e uma utilidades!

Rodei a internet em busca de um PAP. E quando eu encontrei, ele saiu do ar.
Resolvi fazer o meu próprio. Espero que gostem.
Podem comentar...

Como Fazer Pão de Queijo


Como Fazer Pão de Queijo  

 Ingredientes para fazer Pão de Queijo Tradicional
  • 1/2 copo(s) de óleo de soja Sadia
  • 1 copo(s) de leite
  • 3 unidade(s) de ovo
  • 250 gr de queijo meia-cura
  • 1/2 kg de polvilho doce
  • 1 colher(es) (sobremesa) de sal
 Modo de fazer o Pão de Queijo
Primeiramente, para fazer este pão de queijo fácil, coloque o polvilho em uma bacia. Em seguida, despeje o óleo, o sal e o leite para fervura. Instantaneamente ao ponto de ferveção, desligue e então, escalde o polvilho. Com uma colher de pau, mexa bem a massa do pão de queijo. Após este processo, coloque os ovos, um a um, até a massa ir ficando com aspecto malemolente.
Depois disso, vem a etapa manual. Ou seja, passe a amassar a massa do pão de queijo com a mão e aos poucos, vá adicionando o queijo. Continue amassando até ela ficar solta e bem fácil de moldar.
Faça as bolinhas que darão o tamanho do pão de queijo e coloque-as distante umas das outras na assadeira (sem untar). O forno para assar o pão de queijo deve estar preaquecido e continuar constante em fogo médio. Nesta receita de pão de queijo, o tempo necessário para assar é de 30 minutos. O pão de queijo deve ser retirado do forno quando começar a ficar dourado.
Receita de pão de Queijo
Dicas para Fazer Pão de Queijo
  • Para não achatar, não abra o forno;
  • Você pode fazer grande quantidade e congelar a massa. Mas nunca deixe em temperatura ambiente;
  • Se a massa do pão de queijo estiver muito seca, adicione mais leite e óleo até ficar em ponto grudento;
  • Na hora de servir, você pode cortá-los ao meio e oferecer doce de leite junto com o pão quentinho. Outros recheios como catupiry também são aprovados.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Como fazer roupas para a Barbie


Como fazer roupas para a Barbie4362402785_26d4ea4b8f A Barbie é uma das bonecas mais conhecidas do mundo, o seu porte de modelo e o seu estilo único são admirados não só por crianças, como também por adultos. É comum encontrar mulheres de diversas idades com verdadeiras preciosidades, por esse motivo a empresa fabricante da boneca costuma lançar várias edições da Barbie durante o ano, sendo algumas com um número limitado de peças, voltada apenas para colecionadores. E o mundo fashion já se rendeu a beleza da Barbie, grifes famosas já emprestaram o seu talento criando modelos de roupas exclusivas para ela, como a Dior, Carolina Herrera, Versace e Armani. Mas não precisa ser uma lenda da moda para criar peças exclusivas para a sua Barbie, com um pouco de imaginação, dá para fazer a sua própria coleção para a boneca mais pop star do planeta.

593eac9bbd8ce553d17c18f539323858 c Como fazer roupas para a BarbieAprenda a fazer roupas para a Barbie
Outra característica marcante da Barbie é que ela não teme ousar, digamos assim, você pode criar roupas de vários estilos para a boneca, desde as mais comportadas e clássicas, até aquelas mais ousadas e luxuosas, passando por calças, shorts, saias, vestidos e tudo que a imaginação permitir.
Vestido da Barbie4684614506 2f16e8db91 467x250 Como fazer roupas para a BarbieUma das peças clássicas da boneca são os seus vestidos, para fazer o seu próprio vestido Barbie você vai    precisar de:    Materiais: Molde de vestido Tecido fino Linha Agulha Máquina de costura (caso você tenha conhecimento prévio) Tesoura Botões pequenos Lantejoulas e canutilhos para enfeitar
Passo a Passo
Separe o molde do vestido, esse material é muito importante na hora de cortar o modelo de vestido para a Barbie, para fazer o seu molde você precisa ter um desenho ou imagem do modelo que pretende fazer, faça o desenho dessa peça em um papelão ou papel cartão e recorte, esse será o seu molde. Posicione o molde em cima do tecido que você escolheu, para que a roupa tenha melhor caimento meça a sua boneca e corte o molde no comprimento desejado do vestido, geralmente essas bonecas possuem 35 cm, mas o ideal é medir tudo antes de cortar o tecido. Corte o tecido seguindo o traçado do molde, o recomendado é que esse primeiro modelo seja o mais simples possível, assim quando você conseguir mais experiência poderá arriscar peças mais sofisticadas. É importante recortar o vestido em duas partes iguais, uma será a frente, a outra as costas. Coloque as duas partes do tecido uma em cima da outra, sendo que o lado que não é o avesso do tecido ficam juntos, ou seja, um virado para cima e o outro virado para baixo. Costure usando a linha e agulha, ou caso você tenha intimidade com a máquina de costura, essa etapa também pode ser feita nela. Faça um pequeno corte na parte detrás do vestido e prenda os botões, isso irá fazer com que a roupa entre mais facilmente na boneca, se desejar você pode enfeitar a peça com lantejoulas ou canutilhos.
Saia de pregas - Materiais:2588453106 43ee7b6e21 o1 Como fazer roupas para a Barbie
Tecido Tesoura Molde Agulha Linha
Passo a Passo Corte o tecido usando um molde, lembre-se que a saia será de pregas, logo é necessário recortar um pedaço de tecido com certa folga, o formato será de retângulo. Faça pregas no tecido e vá fazendo vincos com a ajuda da unha, o ideal é que essas pregas tenham a mesma largura. Faça uma costura folgada para prender as pregas, essa costura será retirada no final. Corte uma tira de tecido fina, ela será o cós da saia Costure o cós na saia com pregas, essa costura pode ser feita na máquina ou a mão. Prenda os dois lados da saia, deixando o cós solto, coloque um botão pequeno para fechar.
Dicasflickr 1207975334 hd 600x250 Como fazer roupas para a Barbie
Procure usar tecidos delicados, como a boneca Barbie é pequena, quanto mais leve o tecido melhor será o seu caimento. Procure referências em revistas e sites na hora de fazer a sua roupa para a Barbie Vá aumento o nível de dificuldade das peças, quanto maior for a sua prática, mas fácil será fazer modelos diferenciados. Boa sorte!i precisar de:

Como Fazer Boneca


Como Fazer Bonecas de Tecido Bonecas-de-PanoNós vivemos em um mundo cercado por tecnologia e esta não passa longe das crianças. Na verdade, são elas que melhor dominam os computadores e video games. Mas mesmo apesar disso tudo, asbonecas ainda são um dos brinquedos favoritos das meninas e as bonecas de pano são as mais fofas e queridas. Além de brinquedo, elas servem também de enfeite e decoração.

boneca menina Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!
As bonecas de pano podem ser também um bom incremento na sua renda mensal caso você goste de artesanatoSe você quer aprender a fazê-las, o Comofas te ensina bonequinhas como esta:
bonequinha Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!
1) Você vai precisar de: tecidos de algodão (nas cores listrado, branco e pele); retalho de feltro na cor marrom; cola quente; máquina de costura; agulha e linha para costura; enchimento; 1 metro de elástico; 4 laços de cetim; linha número 10; tinta relevo Squizz Glitter nas cores branco e preto; caneta para tecido vermelha; batom vermelho; tesoura; alfinetes; lã na cor bege e molde.
2) Você poderá utilizar os seguintes moldes (clique na imagem para ampliar):
Você também pode fazer seus próprios moldes de boneca de pano, mas se preferir use o molde de boneca de pano abaixo.
molde boneca 285x175 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!
3) Siga o seguinte passo a passo:
passo a passo 01 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!passo a passo 02 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!passo a passo 03 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!passo a passo 04 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!passo a passo 05 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!passo a passo 06 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!passo a passo 07 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!passo a passo 08 Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!Agora a sua boneca de pano está pronta para ser a melhor amiguinha de mais uma menina!
bonequinhaa Como Fazer Bonecas de Tecido   Bonecas de Pano Passo a Passo!Dicas e truques:
  • Além de tecidos, um material muito comum e bastante flexível que pode ser usado para confeccionar bonecas é o EVA. Usando EVA é possível fazer bonecas de EVA usando muitas das técnicas descritas acima.
  • Se quiser fazer uma boneca com textura mais rica, uma sugestão é fazer bonecas de lã. A lã é um material que ajuda a fazer bonecas fofuchas e bonitas! podem ser usadas tanto via crochê, quanto para fazer os cabelos e o preenchimento interno das bonecas.
  • Bonecas de Biscuit e bonecas de fuxico também são tendência, porquê não combinar tecidos e biscuit?
  • Bonecas de papel também costumam fazer bastante sucesso apesar de ter uma durabilidade menor. Já pensou nesta possibilidade?